Páginas

Histórico


Construído em 21 de dezembro do ano 2000, o prédio em que se encontra instalada a 9ª CI tinha como denominação Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) num período em que os quartéis do CBM-AP eram regidos sob a estrutura de Batalhões. Nesta época o Corpo de Bombeiros tinha como Comandante Geral o Sr. Cel. PM Raimundo Marques da Silva onde o mesmo nomeou o então 1º Ten. BM Rosivaldo da Silva Lamarão, para ser o primeiro comandante do BBS. Somente em 2005 o batalhão mudou sua estrutura organizacional passando a ser Companhia.

O Distrito de Fazendinha fica localizado distante do centro de Macapá e por este motivo viu-se a necessidade da implementação de uma unidade do CBM-AP na região. Inicialmente a Companhia começou seu trabalho com uma viatura de combate a incêndio, uma de busca e salvamento e lanchas resgate. Funcionava concomitantemente no prédio a CEM – Companhia de Emergência Médica, comandada primeiramente pelo Sr. Cel. Ademar, que tinha por responsabilidade gerir toda e qualquer necessidade no que diz respeito ao atendimento pré-hospitalar.

Assim que a companhia foi instalada seu raio de atuação, no serviço de guarda-vidas, era bastante extenso, onde pegava o próprio distrito da Fazendinha, no bairro do Araxá, nas duas rampas do Santa Inês, a Cidade Nova e o Curiaú, conforme relato do Sr. Ten. Cel. BM Lamarão. Daí surgiu a ideia de se fazerem cursos na parte aquática como o Estagio de Garda-Vidas (EGV), justamente para capacitar os militares que participavam desse serviço. Hoje em dia a 9ª CI cobre somente a praia da Fazendinha.

Além do EGV a 9ªCI também realiza o Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT) desde o ano de 2008 para os militares desta e de outras corporações coirmãs da Federação. No ano, acima citado, concluíram o CMAUT quinze bravos guerreiros, onde tivemos a primeira mergulhadora do CBMAP a concluir com êxito o curso, a SD BM FEM Verônica Souza dos Santos. Tivemos, ainda, a realização deste curso no ano de 2009, onde se formaram vinte e quatro novos mergulhadores.

A 9ª Companhia Independente é uma unidade subordinada ao Comando Operacional Especial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá e foi criada através da Lei Nº 0901 de 01 de julho de 2005, que dispõe sobre a Organização Básica e Fixação do Efetivo do CBM-AP, sendo que sua atuação é regida pelo decreto Nº 2375 de 31 de Julho de 2006, que regulamenta o artigo 15, da Lei Nº 0901.
De acordo com o decreto Nº 2.375, de 31 de Julho de 2006 em seu Art. 76, compete à Companhia Independente:
I. Realizar o emprego operacional nas áreas especificas previstas no Plano de Emprego da Corporação;
II. Executar projetos sociais que envolvam a difusão de conhecimentos preventivos de segurança publica e de defesa civil;
Figura 06: 1º CMAUT-AP ano 2008.
Fonte: Arquivo da 9ª CI/COE
III. Participar dos fóruns de segurança comunitária estabelecidos na sua especificidade operacional;
IV. Manter atualizado mapas de riscos e vulnerabilidade do ambiente de seu setor operacional;
V. Exercer todos os atos administrativos nas esferas de atribuição da Companhia Independente;
VI. Manter a disciplina e controle dos recursos humanos lotados na unidade operacional;
VII. Zelar pela limpeza e segurança das instalações da unidade operacional;

VIII. Realizar a manutenção de primeiro escalão dos materiais e equipamentos distribuídos a unidade operacional.

Esta companhia executa atualmente diversas atividades operacionais, tendo como principais as de: busca, salvamento e resgate; além das atividades de prevenção de acidentes aquáticos e ainda realiza o levantamento estratégico de sua área operacional.






Nenhum comentário:

Postar um comentário